sábado, 9 de março de 2013

150 MINUTOS - ZINE COLETIVO

Sesc Santo André – dias 02 e 03 de março de 2013
 
 
Segundo a planejamento inicial da oficina, nestes dois dias iríamos desenvolver e aprimorar alguns trabalhos pessoais de alunos em zines ou livretos. O grupo, porém, nas aulas anteriores propôs que nestes dias fizéssemos um zine coletivo, utilizando as técnicas de ilustração e encadernação já aprendidas.
Desta forma, nos dias 02 e 03 de março resolvemos fazer um livreto coletivo com técnicas livres. O primeiro passo foi dimensionar quantas páginas e qual seria o formato do zine. Alguns participantes da oficina já trouxeram produções feitas de casa e faríamos o restante durante o dia.
Resolvemos optar pelo formato A6 , que proporciona 8 páginas por folha normal de sulfite. Fiquei responsável por fazer a capa e o “editorial” e os alunos o conteúdo. Definimos como título o nome 150 minutos, em função do tempo que durava cada uma das oficinas.
A produção se deu em ritmo acelerado e houve uma preferência pela técnica da colagem. É interessante notar que o título escolhido influenciou o tema dos trabalhos feitos e levou a reflexões sobre a presença do tempo na sociedade atual e sua relação com o dinheiro, produção e trabalho.

O resultado do processo é o zine 150 minutos que está abaixo reproduzido:
 
 

Embora estivesse prevista a feitura de uma tiragem física do zine 150 minutos percebemos que este só seria possível de ser reproduzido com uma máquina fotocopiadora, pois a impressora comum não permite que se sejam impressas produções que ocupem a página inteira (tendo a necessidade de margens) e esta limitação técnica comprometeria a estética da nossa produção.

Agradecimentos especiais ao Adriano Calsone do Sesc Santo André, pelo suporte constante durante as oficinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário