quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Colagem!

Sesc Santo André – dia 03 de fevereiro de 2013













Na segunda aula da oficina de criação de zines e livretos digitais tivemos como tema a técnica de Ilustração conhecida como colagem.

Para início de conversa fizemos um resgate histórico da colagem voltando ao século passado no movimento cubista, fazendo uma pausa no surrealismo (onde conhecemos o livro “Uma semana de bondade” – do artista Max Ernest) e retornamos ao presente checando alguns  artistas contemporâneos que empregam a técnica nos mais diversos tipos de produções como zines, painéis e até mesmo comercialmente, em trabalhos como ilustradores. Vimos alguns originais de colagem, trabalhos na internet e zines de artistas brasileiros.

Depois discutimos a estética do zine e sua afinidade com a colagem, lembrando que até pouco tempo atrás a técnica era um recurso quase que obrigatório na edição das publicações (260604já que  um computador pessoal para diagramação era artigo de luxo). Observamos ainda a colagem e sua utilização na estética de alguns zines punks.


Logo após, um pouco de demonstração prática com os tipos de corte e materiais (estilete e tesoura), algumas técnicas de inserção e composição de imagens e modos possíveis de se fazer colagem utilizando o material básico, cola branca e pincel.

Feito as explicações passamos à parte prática, compartilhando idéias, revistas e materiais. Formou-se um caos criativo onde ouvia se frases do tipo:

-Alguém tem um olho aí?

Um desavisado poderia pensar que tratava se de uma mesa de cirurgia...

Um fato interessante é que este tipo de produção, feita de modo conjunto leva a reflexões e conversas críticas sobre vários assuntos durante a feitura dos trabalhos revelando uma das satisfações de se trabalhar coletivamente, ainda mais com uma técnica tão estimulante para nossas mentes quanto como a colagem.

No final das contas o tempo foi escasso para tantas idéias, mas ainda assim houve uma produção significativa de trabalhos.


Concluímos que a colagem é um trabalho prazeroso e que pode dar ótimos resultados na ilustração, mas exige tempo, paciência e um trabalho meticuloso.

Avaliamos nas composições feitas, a utilização de signos verbais, o impacto de fundos coloridos e também a harmonia que pode ser obtida através do uso de figuras com tons de cores que combinam entre si.

  Abaixo o livreto virtual produzido com técnicas e fotos do processo.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário